segunda-feira, 10 de maio de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

AS PRIMEIRAS LEITURAS NA PRÉ-ESCOLA


FAZER DE CADA CRIANÇA UM LEITOR REQUER ATIVIDADES DIÁRIAS EM QUE A GAROTADA TENHA A OPORTUNIDADE DE LER, TROCAR IDÉIAS, COMENTAR NOTÍCIAS E MUITO MAIS.

É DEVER DE TODO PROFESSOR, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS LEITORES ANTES MESMO DE A TURMA APRENDER FORMALMENTE A LER. COMENTAR OU RECOMENDAR ALGUM TEXTO, COMPARTILHAR A LEITURA DE UM LIVRO, CONFRONTAR IDÉIAS E OPINIÕES SOBRE NOTÍCIAS E ARTIGOS COM OUTRAS PESSOAS - TUDO ISSO AJUDA A ESTABELECER GOSTOS, RECONHECER FINALIDADES DOS MATERIAIS ESCRITOS, IDENTIFICAR-SE COM O AUTOR OU DISTANCIAR-SE DELE, ASSUMINDO UMA POSIÇÃO CRÍTICA. NO MUNDO TODO, CRIANÇAS QUE VIVEM EM AMBIENTES ALFABETIZADORES (OU SEJA, AQUELES EM QUE AS PESSOAS FAZEM USO REGULAR DO ATO DE LER E ESCREVER) TÊM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR ESSE CONHECIMENTO NATURALMENTE AO IMITAR AS AÇÕES DOS PARENTES E AMIGOS. JÁ OS QUE NÃO VIVEM CERCADOS DE "LETRAS" PRECISAM (E MUITO) DA AJUDA DA ESCOLA. O FATO É QUE ESSA AINDA NÃO É A REALIDADE DO NOSSO PAÍS.

Maria Fernanda Ziegler (novaescola@atleitor.com.br)
FONTE: NOVA ESCOLA (EDIÇÃO ESPECIAL | AGOSTO 2007)

domingo, 4 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA


PÁSCOA
PÁSCOA É RENASCIMENTO...

É PASSAGEM...

É MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO...
É SER NOVO UM MESMO SER
QUE RECOMEÇA PELA PRÓPRIA LIBERTAÇÃO.

FICA PARA TRÁS UMA VIDA CHEIA DE POEIRA
E COMEÇA AGORA UM NOVO CAMINHAR
CHEIO DE LUZ, DE FORTALECIMENTO,
ESPERANÇAS RENOVADAS,
E UM ARCO-ÍRIS RASGA O CÉU
E PARECE BALBUCIAR QUE JESUS RESSURGIU
PARA NOS PROVAR QUE O AMOR
INCONDICIONAL EXISTE, ASSIM COMO A VIDA ETERNA.
FELIZ PÁSCOA!



LILIAN RUSSO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PENSAMENTO DO DIA


"Um professor pode levá-lo até a porta, mas abri-la é com você." (Provérbio Chinês)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PÁSCOA: COELHINHO, CHOCOLATE E RESSURREIÇÃO




A Páscoa, para muitos, tem apenas um significado: é a época de comer chocolate, recebendo ovos trazidos pelo coelhinho. Não só no Brasil como em diversos países a falsa ideologia do “coelhinho da páscoa” permanece imutável. Crianças e até mesmo adultos espalhados pelo planeta vivenciam nessa época do ano a chegada imaginária do coelhinho, que trará em sua cestinha os tão esperados ovos de chocolate.

Com essa ideologia imaginária, organizações políticas em busca de objetivos futuros distribuem então os esperados ovos, entregando os mesmos nas sofridas mãos de crianças carentes e famílias desoladas. É também nessa fase do ano em que a indústria e o comércio chocolateiro apresentam um enorme arranque em suas finanças, já que o consumo de chocolate transforma-se no objetivo principal do povo.

Diante de toda essa falsa ideologia criada, a Páscoa retrata o principal dos fatos, a ressurreição de Jesus Cristo. Voltando um pouquinho à comercialização dessa data, filmes com diversas versões tentam de alguma forma repassar a humanidade a sofrida e salvadora passagem de Jesus na Terra, que nós conhecemos como “A Paixão de Cristo” ou mesmo “Jesus de Nazaré”. Teatros e encenações por todo o mundo também deixam seus impactos nos corações das pessoas. A Páscoa, pelo que se vê, tende nos próximos anos a ser uma data totalmente comercial e marqueteira. Sendo assim, daqui a algum tempo o coelhinho transportador tradicional de chocolate em forma de ovos irá ser a estrela principal da época pascal, tomando nitidamente a posição de Jesus Cristo. O que fazer? Existe solução para conter a vinda dessa “páscoa marqueteira”?

O diagnóstico fundamental viria em forma de educação infantil. As crianças, através dos adultos, pais, professores, responsáveis diversos, deverão aprender e compreender os novos valores do verdadeiro significado da Páscoa, a razão pela qual se comenta tanto de Jesus. Claro que elas, as crianças, possuem o direito indiscutível de saborearem os chocolates, porém devem estar cientes do verdadeiro significado da data pascal.

Agindo dessa maneira, a humanidade poderá mudar a trajetória da possível chegada da “páscoa marqueteira”, direcionada apenas ao mito do coelhinho e ao marketing do chocolate, levando o homem a enxergar em meio a tudo isso a verdadeira razão da comemoração pascal.

O autor, Douglas S. Nogueira, é colaborador de Opinião
Fonte: Jornal da Cidade 28/03/2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

CASA DA BONECA - INTERAÇÃO JARDIM II/ MATERNAL









IMPORTÂNCIA DOS JOGOS SEGUNDO VYGOTSKY


Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança

Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a idéia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, cria-se condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao exercitar no plano imaginativo capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a filhinha de castigo), etc.

Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.

Podemos considerar jogos voltados às atividades reprodutoras - com certa relação com a memória - e voltados às atividades criadoras, relacionadas à imaginação. Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.

Assim, no espaço escolar, o jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O professor das fases iniciais pode – e deve -permitir a brincadeira. Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações na zona de desenvolvimento proximal é uma forma de promover o crescimento de seu aluno.

Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 22 de março de 2010

IMAGINAÇÃO / FANTASIA



O termo imaginação vem de imagem e refere-se às imagens pictóricas que formamos em nosso interior. Quando ouvimos um relato, uma história, “vemos” os acontecimentos e tudo que está envolvido como num filme de infinitas possibilidades e desdobramentos. E cada um de nós verá o seu próprio ”filme”, diferente e único.
As imagens criadas em nosso interior são sutis e ricas em detalhes e nuances. Quando traduzidas para o âmbito físico, ao serem desenhadas, filmadas ou registradas concretamente de qualquer forma, elas perdem a sua característica maleável, mutável e se tornam estáticas, rígidas.
A capacidade de criar estas imagens interiores pode ser chamada de fantasia.
A fantasia é desenvolvida a partir de treino (aliás, como tudo na vida).
Quanto mais a criança ouvir histórias (sem ver figuras prontas), quanto mais puder brincar com brinquedos “inacabados ”, ou seja, simples, onde ela terá que acrescentar os detalhes com sua imaginação, mais ela estará desenvolvendo a sua fantasia. Toda vez que ver uma representação concreta de algo, este algo terá uma imagem fixa, pois a imagem concreta se sobrepõe àquela criada interiormente, muitas vezes apagando-a, por ser muito mais forte, menos sutil.
Cada um de nós pode constatar que isto acontece de fato: quantas vezes ficamos decepcionados ao vermos um filme sobre algum livro que lemos anteriormente? As imagens que tínhamos da história eram muito mais bonitas e ricas. Após vermos o filme, as imagens deste ficam gravadas em nossa mente e já não nos lembramos daquelas que havíamos criando antes imaginativamente.
Desenvolvendo a imaginação, a criança construirá o alicerce para a criatividade na vida adulta.
Susanne Bartlewski

quarta-feira, 10 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR




A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.

É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 3 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA



“BRINCAR COM AS CRIANÇAS NÃO É PERDER TEMPO, É GANHÁ-LO, SE É TRISTE VER MENINOS SEM ESCOLA, MAIS TRISTE AINDA É VÊ-LOS SENTADOS ENFILEIRADOS, EM SALAS SEM AR, COM EXERCÍCIOS ESTÉREIS, SEM VALOR PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM.”

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL !!



Mais um ano chega ao fim.

É tempo de fazer um balanço de tudo o que aconteceu.

É tempo de transformarmos:

Os momentos bons em novas energias, entusiasmo e principalmente esperança de todo que os nossos sonhos vão se realizar!

Os momentos maus em um lembretes para não cometermos novamente os mesmos erros no ano que vem.

Os momentos difíceis serem peças fundamentais de que tudo na vida passa e que esses momentos no futuro nos ajude a terem momentos felizes.

É tempo de agradecermos a Deus por todos os momentos felizes que tivemos!

Feliz Natal !

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PENSAMENTO DO DIA



"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."

desconhecido