quarta-feira, 7 de abril de 2010

AS PRIMEIRAS LEITURAS NA PRÉ-ESCOLA


FAZER DE CADA CRIANÇA UM LEITOR REQUER ATIVIDADES DIÁRIAS EM QUE A GAROTADA TENHA A OPORTUNIDADE DE LER, TROCAR IDÉIAS, COMENTAR NOTÍCIAS E MUITO MAIS.

É DEVER DE TODO PROFESSOR, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS LEITORES ANTES MESMO DE A TURMA APRENDER FORMALMENTE A LER. COMENTAR OU RECOMENDAR ALGUM TEXTO, COMPARTILHAR A LEITURA DE UM LIVRO, CONFRONTAR IDÉIAS E OPINIÕES SOBRE NOTÍCIAS E ARTIGOS COM OUTRAS PESSOAS - TUDO ISSO AJUDA A ESTABELECER GOSTOS, RECONHECER FINALIDADES DOS MATERIAIS ESCRITOS, IDENTIFICAR-SE COM O AUTOR OU DISTANCIAR-SE DELE, ASSUMINDO UMA POSIÇÃO CRÍTICA. NO MUNDO TODO, CRIANÇAS QUE VIVEM EM AMBIENTES ALFABETIZADORES (OU SEJA, AQUELES EM QUE AS PESSOAS FAZEM USO REGULAR DO ATO DE LER E ESCREVER) TÊM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR ESSE CONHECIMENTO NATURALMENTE AO IMITAR AS AÇÕES DOS PARENTES E AMIGOS. JÁ OS QUE NÃO VIVEM CERCADOS DE "LETRAS" PRECISAM (E MUITO) DA AJUDA DA ESCOLA. O FATO É QUE ESSA AINDA NÃO É A REALIDADE DO NOSSO PAÍS.

Maria Fernanda Ziegler (novaescola@atleitor.com.br)
FONTE: NOVA ESCOLA (EDIÇÃO ESPECIAL | AGOSTO 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário