quinta-feira, 10 de março de 2011

O CARNAVAL NO BRASIL

O ENTRUDO CHEGOU AO BRASIL POR VOLTA DO SÉCULO XVII E FOI INFLUENCIADO PELAS FESTAS CARNAVALESCAS QUE ACONTECIAM NA EUROPA.
ENTRUDO PROVÉM DA PALAVRA LATINA «INTROITUS», QUE SIGNIFICA ENTRADA, ACESSO. REFERE-SE À ENTRADA NA QUARESMA, QUE COMEÇA NO DIA A SEGUIR AO DO ENTRUDO, ISTO É, NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS. DIA DE ENTRUDO EQUIVALE A DIA DE CARNAVAL
EM PAÍSES COMO ITÁLIA E FRANÇA, O CARNAVAL OCORRIA EM FORMAS DE DESFILES URBANOS, ONDE OS CARNAVALESCOS USAVAM MÁSCARAS E FANTASIAS. PERSONAGENS COMO A COLOMBINA, O PIERRÔ E O REI MOMO TAMBÉM FORAM INCORPORADOS AO CARNAVAL BRASILEIRO, EMBORA SEJAM DE ORIGEM EUROPÉIA.




NO BRASIL, NO FINAL DO SÉCULO XIX, COMEÇAM A APARECER OS PRIMEIROS BLOCOS CARNAVALESCOS, CORDÕES E OS FAMOSOS "CORSOS". ESTES ÚLTIMOS, TORNARAM-SE MAIS POPULARES NO COMEÇO DOS SÉCULOS XX. AS PESSOAS SE FANTASIAVAM, DECORAVAM SEUS CARROS E, EM GRUPOS, DESFILAVAM PELAS RUAS DAS CIDADES. ESTÁ AI A ORIGEM DOS CARROS ALEGÓRICOS, TÍPICOS DAS ESCOLAS DE SAMBA ATUAIS.
NO SÉCULO XX, O CARNAVAL FOI CRESCENDO E TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS UMA FESTA POPULAR. ESSE CRESCIMENTO OCORREU COM A AJUDA DAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS. AS MÚSICAS DEIXAVAM O CARNAVAL CADA VEZ MAIS ANIMADO.
A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA FOI CRIADA NO DIA 12 DE AGOSTO DE 1928, NO RIO DE JANEIRO, E CHAMAVA-SE “DEIXA FALAR”.

ANOS DEPOIS, A ESCOLA MUDOU SEU NOME PARA ESTÁCIO DE SÁ. A PARTIR DESTE MOMENTO O CARNAVAL DE RUA COMEÇOU A GANHAR UM NOVO FORMATO. COM ISSO, NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, COMEÇARAM A SURGIR NOVAS ESCOLAS DE SAMBA. ORGANIZADAS EM LIGAS DE ESCOLAS DE SAMBA, INICIARAM OS PRIMEIROS CAMPEONATOS PARA CONSTATAR QUAL ESCOLA DE SAMBA ERA A MAIS BELA E ANIMADA.

A REGIÃO NORDESTE PERMANECEU COM AS TRADIÇÕES ORIGINAIS DO CARNAVAL DE RUA COMO, POR EXEMPLO, RECIFE. JÁ NA BAHIA, O CARNAVAL DE RUA CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DOS TRIOS ELÉTRICOS, EMBALADOS POR MÚSICAS DANÇANTES, EM ESPECIAL PELO AXÉ.

FONTE - BRASIL ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário