sábado, 22 de maio de 2010


Rosa Lavelberg mestra em Arte-Educação

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA/ESCRITA





"O homem sempre desenhou. Sempre deixou registros gráficos, índices de suas experiência, comunicados íntimos destinados à posteridade. O desenho, a linguagem é tão antiga e tão permanente , sempre esteve presente desde que o homem inventou o homem". (Derdyk, 1990)

O desenho é uma forma de expressão da linguagem artística, de fundamental importância no desenvolvimento infantil. As crianças já nascem em um ambiente onde o desenho está presente no seu cotidiano, através das imagens de televisão, dos rótulos dos produtos, dos cartazes nas ruas, das revistas, etc. Através do desenho a criança desenvolve a auto--expressão e atua afetivamente com o mundo: opina, critica e sugere, usando cores, formas, tamanhos, símbolos.

Assim como a brincadeira, ao desenhar, a criança representa a realidade, transformando-a de acordo com sua vontade.

Quanto mais oportunidades de desenhar e observar desenhos, maiores serão as situações de aprendizagem vivenciadas pela criança.

Segundo Luria (1988, p. 76), um dos principais membros da Teoria histórico Cultural, "uma criança pode desenhar mas não se relaciona com seu desenho como um expediente auxiliar. Isto distingue a escrita e estabelece um limite ao pleno desenvolvimento da capacidade de ler e escrever pictograficamente, no sentido pleno da palavra". Em outras palavras, há momentos em que a criança apenas desenha e momentos em que ela se utiliza do desenho, não só como forma de expressão mas como auxiliar das atividades mentais , como por exemplo, da memória.

Em um de seu trabalhos, a arte educadora Rosa Iavelberg (1995)*, enfatiza a importância do professor, que atua em classes de Educação Infantil, conhecer a gênese do desenho infantil para que possa propor que promovam avanços conceituais, intervindo na produção das crianças e oportunizando a interação com diferentes produções do universo circundante.

*Rosa Lavelberg mestra em Arte-Educação, professor do curso de Especialização em Arte-Educação da ECA/USP e coordenadora da Oficina de Artes da hebraria/SP.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DA EMEI DORIVAL

NO DIA 30 DE ABRIL NOSSA ESCOLA COMPLETOU 24 ANOS DE EXISTÊNCIA.
PARABÉNS EMEI!!